MAPA Educação: Ainda existe esperança

mapa

O Movimento Mapa Educação é um grupo formado por cerca de 40 jovens movidos pelo ideal de engajar a sociedade pela educação pública brasileira de qualidade. O grupo ganhou identidade ao longo do ano passado, quando, com diversas ações, contribuiu para o aquecimento do debate sobre educação e colocou em pauta a agenda educacional.

Um grupo suprapartidário, sem fins lucrativos, sem qualquer vínculo político, que comprovou através do Manifesto do Buraco que é possível acreditar numa educação pública de qualidade. O Manifesto Mapa do Buraco, foi elaborado por jovens, entre eles bolsistas brasileiros da universidade de Harvard, e contou com entrevistas com Eduardo Suplicy, Frei Betto, Jorge Paulo Lemman, Gilberto Gil, FHC, entre outros. A sabatina, em período de eleições presidenciais, deu oportunidade para internautas questionarem os representantes de ambos partidos que chegaram ao segundo turno. Ministro Paim (PT) e Maria Helena Guimarães (PSDB) foram os sabatinados. Por último, o desafio de que candidatos aos poderes legislativos e executivo no país se comprometessem publicamente com a educação pública de qualidade através de um vídeo dizendo como tapariam os buracos da educação brasileira.

Agora, o Movimento Mapa Educação foca no jovem brasileiro. O objetivo é chegar aos cantos mais remotos do país e escutar a voz das moças e rapazes, que mesmo sem apoio, tem contribuído com suas pequenas ações para fazer a diferença na educação do País . Essa corajosa e incansável voz que com iniciativas particulares e pontuais, muitas vezes, mudam seu entorno e ajudam na transformação da educação de toda sua localidade. Trazer essa juventude para o centro do debate educacional e dar autoestima aos agentes de mudança. 

O Correio Tocantinense entrevistou Gabriel Dolabella um dos representantes do Projeto, Confira:

1 – Como surgiu a ideia inicial e se formou o Movimento Mapa Educação?

R: A ideia é oriundo do Manifesto Mapa do Buraco, pelo qual almejava-se impactar as eleições, aquecendo o debate sobre educação. Nesse mesmo sentido de pautar as eleições como as eleições da educação, algumas ações para fomentar o debate e comprometer os candidatos com a agenda da educação pública de qualidade foram tomadas.
images

2 – Quais as principais dificuldades enfrentadas por vocês desde o inicio até os dias atuais?

R: As principais dificuldades tem sido no engajamento da sociedade numa agenda frente a outras que tem se mostrado mais ‘importantes’, como corrupção e planejamento econômico. Ter capilaridade em todo o país e chegar a regiões remotas, como Norte, Centro-Oeste e interior do Nordeste também representa uma dificuldade, de caráter logístico, para nós.
3 – O projeto Mapa Educação é brilhante e um exemplo de que ainda é possível acreditar na humanidade, mas sabendo das dificuldades, das lutas diárias enfrentadas por vocês, algo maior com certeza os move. Qual o principal fator ou elemento que os motiva diariamente e faz com que sempre acreditem que é possível?
 
R: Acreditar que mudar a educação é, além de possível, uma tarefa que não deve ser executava ‘num futuro próximo’, se não que hoje. Acreditar que a solução de grande parte dos problemas do nosso país passa por uma agenda única: a educação. Melhorar a educação significa promover o jovem de hoje e o adulto de amanhã, significa garantir o futuro do nosso país, significa dar maior igualdade social, significa qualificar nossa sociedade.

4 – O lema do governo atual é “Brasil Pátria Educadora”, tivemos muitos avanços na área,  mas ao mesmo tempo sabemos que muito ainda deve ser feito. Diante do trabalho realizado pelo movimento, quais seriam as principais medidas que devem ser tomadas nos dias atuais para termos uma verdadeira educação pública de qualidade?

 
R: Abertura de um debate que inclua os jovens, os políticos e a iniciativa privada. A importância da participação do jovem no processo de construção de uma pátria educadora. Nos acreditamos que o debate será mais qualificado na medida que houver espaço para a expressão dos anseios dos jovens, não sendo apenas um debate burocrático e técnico dentro do governo.

5 – Porque as pessoas devem acreditar que ainda é possível existir um Brasil com educação pública de qualidade, com acesso igualitário a todos?

 
R: As últimas eleições e as pesquisas de opinião são dois sinais cabais de que a sociedade está atenta, cada vez mais, para a educação como impasse para o desenvolvimento do país. É possível acreditar, pois há uma crescente conscientização da população, porém, mais importante do que isso, pois há um grande apelo jovem para que o sistema educacional melhore. Há vontade jovem de mudança
6 – Quais serão as principais conquistas da Conferência do Mapa Educação? 
 
1- Formar uma rede de jovens brasileiros com projetos pela educação
2- Colocar na mesma sala empresários, diretores de fundações, representantes de sindicatos, políticos e jovens para que essas pessoas possam colaborar e criar novos caminhos para educação pública
3- E principalmente: escutar a voz do jovem para que nós, jovens, possamos dar nossa opinião.

Agora, o Mapa Educação precisa de sua ajuda, os projetos plurais e que podem ajudar a mudar o Brasil foram selecionados dentre os mais de 170 enviados. A iniciativa destes jovens é louvável e digna de admiração, nós como sociedade temos a obrigação de ajudar projetos como estes. Muitos dos selecionados não tem condições financeiras de irem a Conferência, então através da plataforma Formigueiro é possível que você doe qualquer valor para ajudar estes, de modo que os patrocinadores irão dobrar os valores doados pela sociedade civil. Contribua e faça a sua parte por um Brasil onde a importância da educação ultrapassa o teórico e enfim, chega ao prático.

Para fazer a sua doação, acesse o site http://formigueiro.org/

Acesse o site e a Página no Facebook  do Mapa Educação e conheça melhor sobre este projeto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s